Biblioteca
Escolar



A invisibilidade de…
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Partindo do documento “O dever dos nossos deveres” RBE, enquadrado na Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, da Fundação José Saramago, pretende-se que os/as alunos/as façam uma reflexão filosófica sobre um conjunto de artigos específicos, tendo em vista a construção de uma cidadania mais responsável e ativa.
Autobiografia
Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do rio Almonda, a uns cem quilómetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registo Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago. (Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres). Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago…
José Saramago Biografia - [Em linha], atual. 2022. [Consult. 24 fev. 2022]. Disponível em WWW:<URL:https://www.josesaramago.org/biografia/>.


Fotografia de Fundação José Saramago
José Saramago Biografia - [Em linha], atual. 2022. [Consult. 24 fev. 2022]. Disponível em WWW:<URL:https://www.josesaramago.org/biografia/>.
Tutorial
Construção de Cartazes em Canva
Fotografia de Fundação José Saramgo