top of page
logo1.tif

Partindo da leitura de textos poéticos das metas curriculares de Português, nos diferentes anos de escolaridade, aliando a leitura à escrita, faz-se a sua exploração em diferentes vertentes de expressão artística, para se produzirem trabalhos de diferentes naturezas e em diferentes suportes. No desenvolvimento do processo, os alunos têm de passar pela aprendizagem de competências de pesquisa, produção e organização de trabalhos e sua apresentação – literacia verbal, visual, científica, de informação. O primeiro contato com os textos poéticos, em todos os anos de escolaridade, é feito por uma atividade lúdica, que deve levar os alunos à fruição do texto per se. Seguidamente, a fase de trabalho de leitura centra-se sempre numa estratégia de descoberta de sentidos, apoiada em guiões nossos, para numa fase final se fazer a síntese da leitura e a partilha com o grupo turma. Esta partilha pode ser feita através de uma apresentação oral, onde terão de decifrar e relacionar a leitura com uma obra plástica dada, ou através de um trabalho plástico (pintura, livro digital, ilustração de poemas, criação de novos poemas...). O trabalho plástico ora é desenvolvido pela própria BE – nos anos onde não há professor da área artística- ou pelo professor de educação visual.

Poesia 
4º ano

Questionário digital

Depois de leres os poemas, acede aqui ao questionário digital. No final.

Com o 1º E e profª Maria de Fátima Melgueira, começamos pela leitura do poema "Adivinha" ( Aquela Nuvem e outras) de Eugénio de Andrade, desenhando-se o animal esquisito do texto, num processo criativo de sobreposição de imagens copiadas com papel vegetal e transferidas para papel de desenho.

Na segunda e terceira sessões, lemos "Balada das vinte meninas friorentas" de Matilde Rosa Araújo, fazendo-se a resolução de exercício de compreensão leitora, e o desenho passo a passo de andorinhas, que compuseram um livro infinito.

Recursos
  • Planificação: PDF

  • Exercício: PDF

Da leitura de "Retrato" do livro de António Mota Casa de Palavras, nasceu uma oficina de ilustração, em simultâneo com a leitura e escuta do poema, seguindo-se as instruções passo a passo do poema. Depois experimentámos a ilustração digital e nasceu a animação.

O 1º E com a sua professora Filomena Fontainha na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Escola Básica Mário Beirão.

O filme do 1º E.

O 3º D com a sua professora Sónia Charraz na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Escola Básica Mário Beirão.

O filme do 3º D.

Numa Casa muito Estranha de António Mota, o filme de animação dos alunos do 1º ciclo da EB da Salvada

bottom of page