Biblioteca
Escolar




Partindo do mundo onírico de Guardi, nomeadamente da pintura Capricho, nasceu o trípitico Alen.d’Arte.
Das semelhanças entre as ruínas aí representadas e as ruínas romanas existentes na cidade e nos campos de Beja, germinou a ideia de se trabalhar a sustentabilidade ambiental e as transformações que, nos anos mais recentes, se têm vindo a operar de forma célere na paisagem do Alentejo, quer pelas águas do Alqueva, quer pela cultura do olival intensivo.
A azinheira, o sobro e o cereal foram dando lugar a extensas e intensas planícies verdes de oliveiras.
Esta transformação coloca duas questões: oportunidades e perigos ambientais.
E foi sobre isto que os alunos pesquisaram e refletiram.

No âmbito do projeto Desafi'Arte, foi desenvolvido o projeto "Veneza E/I mergida" pelo 10º B, com a professora Margarida Espírito Santo, um trabalho de pesquisa e escrita, que discutiu o impacto das alterações climáticas em Veneza e da geologia do local onde está implantada. Compôs-se o vídeo, animando as pinturas de Guardi e Canaletto com recurso a IA. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

2023-2024
DESAFIO PROJETOS
"A Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança às escolas a oportunidade de crianças e jovens apresentarem um projeto escolar que proponha uma visão própria sobre as obras de arte apresentadas, bem como as histórias que elas contam."
Este ano o desafio partiu da visita virtual à exposição Tesouro dos Reis: Obras-primas do Terra Sancta Museum.
Desafiadas pela BE, as escolas básicas da Salvada e Albernoa, desenvolveram este projeto que resultaram nos trabalhos: Um elefante para um Rei e A Arte de doar.
Museu Calouste Gulbenkian. (2023). Exposição O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Museu da Terra Santa. Fundação Calouste Gulbenkian. https://gulbenkian.pt/museu/agenda/o-tesouro-dos-reis-obras-primas-do-museu-da-terra-santa/