top of page

Educar para a Cidadania
 

Associando-se à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, as Bibliotecas Escolares dinamizam e desenvolvem diferentes projetos integradores de aprendizagens essenciais e dos diferentes domínios de formação para a cidadania.

O 12º D, no ano letivo 2021-2022, criou o livro digital Nobel no Feminino, com a Professora Mariana Bento, em articulação com a BE, refletindo sobre igualdade de género e conhecendo as autoras lareadas com o Prémio Nobel ao longo dos tempos.

top_com.png

As Bibliotecas Escolares, como espaço de igualdade e de promoção oportunidades de acesso à informação e conhecimento, assinalam os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), os 40 anos da publicação oficial da DUDH em Portugal e os 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos do Homem (CEDH).

 

A DUDH e a CEDH proclamam princípios que se enquadram num horizonte geográfico, histórico-cultural e sociopolítico específico, pelo que a sua defesa e aplicação não está isenta de controvérsia.

 

Propõe-se a apropriação, reflexão e discussão da DUDH e do valor (objetivo ou relativista) cultural destes documentos, a partir do levantamento de questões sociopolíticas controversas.

Portugal tem sido pioneiro em matéria de reconhecimento de direitos humanos (abolição da escravatura e da pena de morte, defesa da liberdade individual, prática de tolerância perante outras culturas…), mas nem sempre valoriza e projeta eficazmente essa atitude.

OBJETIVOS:

·         Desenvolver o sentido crítico e analítico sobre Direitos Humanos;

·         Desenvolver uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual e direitos humanos);

·         Alertar para a compreensão de diferentes pontos de vista sobre um determinado tema;

·         Dar a conhecer a realidade de Portugal e do mundo;

·         Informar sobre temáticas da atualidade e suas complexidades;

·         Usar conhecimentos adquiridos para fundamentar opiniões;

·         Interpretar criticamente mensagens mediáticas, identificando a perspetiva do autor; Identificar formas como os media podem influenciar a nossa visão do mundo e constituir um meio de intervenção;

·         Aprender a comunicar e respeitar a opinião do outro.

 

Temos disponível para os nossos professores utilizadores da BE o conjunto Livres e Iguais? Revendo os Direitos Humanos em 2018 - Apresentação PPTX com 20 notícias, guião do aluno, guião do professor e Declaração Universal dos Direitos Humanos. Basta dirigir-se a uma das nossas BE e pedir ou contatar-nos através do formulário abaixo.

Vamos Falar de Direitos Humanos: atividades para os mais novos de sensibilização para o tema, partindo da leitura da Declaração dos Direitos do Homem, popup.

Declaração-Universal-Dos-Direitos-Do-Hom

O 5º ano da EB Mário Beirão

As turmas do 5º ano da EB Mário Beirão debateram, a partir do conjunto pedagógico da BE Livres e Iguais? Revendo os Direitos Humanos em 2019, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento Pessoal, assinalando o dia 10 de dezembro de 2018.

Untitled

Maratona de Cartas

Participámos no maior evento de ativismo da Amnistia Internacional e que decorre todos os anos perto do último trimestre.
Com a Maratona de Cartas sensibilizámos para um conjunto de casos selecionados para os quais mobilizámos 150 pessoas através da assinatura de apelos e 59 que escreveram cartas de apoio, em Espanhol, dirigidas a Geraldine Chácon. Havíamo-nos proposto a recolher 50 assinaturas, pois foi a primeira vez que participámos.

Aqui vos deixamos a mensagem de agradecimento da Amnistia Internacional:

"Caros/as amigos/as,

bom dia!

 

Muito obrigada pela vossa dedicação e empenho na recolha de assinaturas para a Maratona de Cartas!

Como sabem, todas as assinaturas contam. Não duvidem do poder das vossas assinaturas, saber que não estamos sozinhos tem uma força imensa!

 

Até ao momento já nos chegaram mais de 40 000 assinaturas, mas sabemos que muitos/as de vocês ainda estão a recolher assinaturas e a promover a Maratona. 

Será que conseguimos bater o recorde do ano passado em Portugal antes da data final, de 31 de janeiro? Recordo que enviamos cerca de 308 mil! 

Quantas mais enviarmos, mais pressão exercemos em defesa e apoio dos casos que acompanhamos."

Untitled

O dia 20 defevereiro foi tempo de começarmos a falar sobre Direitos Humanos com os mais pequenos do 1º E e profª Ana Cristina Medronheira, com a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos popup. Seguiram-se as turmas A, B, C e D.

#EUandME —Sustentabilidade

Dr. Ricardo Cataluna, em duas sessões no âmbito da iniciativa #EUandME —Sustentabilidade — do CIEDBA, com os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais, na Biblioteca da Escola D. Manuel I.

bottom of page