Biblioteca
Escolar
SOS azulejo
Em parceria com a Associação de Defesa do Património de Beja e Departamento de Expressões, as BE têm vindo a realizar ações de sensibilização para a preservação e estudo do património de Beja.
Mantendo a ligação à comunidade e assumindo o seu papel formativo na educação para a arte e cultura, assim como para a necessidade de se preservar o património local, a Biblioteca Escolar volta a associar-se à Associação de Defesa de Património de Beja para celebrar o dia 6 de maio de 2022, com um roteiro que contribuirá para a divulgação e preservação do património azulejar de Beja.
Partindo da leitura de Arte Azulejar Beja[1] , foi desenhado o roteiro digital em Google Earth, que irá permitir a realização de uma visita virtual a Beja sob esta temática. Pretende-se, para além, da difusão da Arte de Azulejar em Beja, a criação de etiquetas com historico-científica, presente no referido documento, reunindo ainda informações de outras fontes, nomeadamente o próprio autor, Florival Monteiro Baiôa e a ADP Beja. Serão ainda disponibilizadas nas etiquetas imagens/fotografias originais, que irão enriquecer os repositórios de imagens existentes em livre acesso na WEB.
[1] Arte azulejar de Beja : séculos XV a XX / Florival Baiôa Monteiro ; pref. Vítor Serrão, Alfonso Plezeguelo Hérnandez ; fot. João Pedro Ilhéu Bernardino, Florival Baiôa Monteiro. - 1ª ed. - Beja : Associação para a Defesa do Património Cultural de Beja, 2015. - 240 p. : il. ; 26 x 26 cm. - Bibliografia, p. 236-239
SOS 2017
O 3º C vestiu-se a rigor e mais uma vez dançou na praça danças palacianas do séc. XVI. O 4º B da EB Mário Beirão fez um móbil com a sua profª Teresa Almeida e a B, para integrar a exposição de trabalhos das escolas, no SOS Azulejo.
SOS 2017
O estudo do azulejo começou com uma visita à BE do prof. Florival Baiôa, estudioso de azulejaria. As turmas do 2°C, 2°D e 3°B da EB Mário Beirão visitaram o Museu Regional D. Leonor de Beja, com o Prof. Florival Baiôa, suas professoras e a BE, consolidando as suas aprendizagens.
Os meninos do 2º C dançaram uma música do Séc. XVI, vestidos pela BE, pais e professora Manuela Godinho de azul com um motivo da mesma época. As turmas do 2°C, 2°D e 3°B da EB Mário Beirão vestiram pequenas damas vestidas de azulejo,na exposição "550 anos de azulejaria - o olhar das escolas ", no Pax Julia.
SOS 2016
Partindo do projeto aLer+, Poet.arte, os poetas estudados por todos os níveis de escolaridade - do pré-escolar ao Ensino Secundário -, foram revestidos com azulejos de Beja e saíram à Praça da República, no dia do SOS azulejo. Os meninos do 1º C dançaram uma música do Séc. XVI, vestidos pela BE, pais e professora Manuela Godinho de azul com um motivo da mesma época.