Biblioteca
Escolar
Partindo da leitura de textos poéticos das metas curriculares de Português, nos diferentes anos de escolaridade, aliando a leitura à escrita, faz-se a sua exploração em diferentes vertentes de expressão artística, para se produzirem trabalhos de diferentes naturezas e em diferentes suportes. No desenvolvimento do processo, os alunos têm de passar pela aprendizagem de competências de pesquisa, produção e organização de trabalhos e sua apresentação – literacia verbal, visual, científica, de informação. O primeiro contato com os textos poéticos, em todos os anos de escolaridade, é feito por uma atividade lúdica, que deve levar os alunos à fruição do texto per se. Seguidamente, a fase de trabalho de leitura centra-se sempre numa estratégia de descoberta de sentidos, apoiada em guiões nossos, para numa fase final se fazer a síntese da leitura e a partilha com o grupo turma. Esta partilha pode ser feita através de uma apresentação oral, onde terão de decifrar e relacionar a leitura com uma obra plástica dada, ou através de um trabalho plástico (pintura, livro digital, ilustração de poemas, criação de novos poemas...). O trabalho plástico ora é desenvolvido pela própria BE – nos anos onde não há professor da área artística- ou pelo professor de educação visual.
Início do trabalho da poesia no 1º ano, com exploração do poema "Adivinha" de Eugénio de Andrade com o 1º B.
Explore a imagem à direita para ver os recursos e o produto final desta unidade.
"Adivinha" com 1º C e 1º D.
Oficina de Leitura Sensorial 2º E.
Com o 3º A e profª Vitória Simão, as poesias das metas curriculares de Português foram um jogo de versos trocados e misturados, exploração de sentidos, aprendizagens sobre verso, estrofes e rimas, a ilustrações e aprender a fazer filmes de animação Stopmotion. Clique na imagem ao lado para ver os recursos.
Da leitura de "Retrato" do livro de António Mota Casa de Palavras, nasceu uma oficina de ilustração, em simultâneo com a leitura e escuta do poema, seguindo-se as instruções passo a passo do poema. Depois experimentámos a ilustração digital e nasceu a animação.
O 1º E com a sua professora Filomena Fontainha na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Escola Básica Mário Beirão.
O filme do 1º E.
O 3º D com a sua professora Sónia Charraz na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Escola Básica Mário Beirão.
O filme do 3º D.